Cidadãos do Mundo II

Porque é importante dar a conhecer e porque ainda não estava, aqui fica um excerto com as linhas base do projecto educativo "Cidadãos do Mundo II"

No passado ano letivo, através da construção de conhecimentos, da promoção de capacidades, valores e atitudes, trabalhámos a cidadania. Este ano, vamos aprofundar esta temática, fortalecendo as ligações entre as crianças, as famílias, a escola e a comunidade. Os objetivos a atingir serão orientados para o desenvolvimento pessoal e social das crianças, para a sua realização enquanto cidadãos conscientes, autónomos, responsáveis, reflexivos, críticos, preocupados com os outros e participativos.

Pretendemos que as crianças, através de um esforço conjunto, adquiram as competências gerais expressas no currículo nacional da educação pré-escolar e ensino básico, como:
- respeito pela diferença;
- adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
- cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;

Para além dos benefícios que este projeto educativo possa vir a ter para cada criança, consideramos que poderá ainda, progressivamente, construir alicerces para uma sociedade que se baseia em princípios éticos que a tornem mais justa, mais democrática, mais pacífica, mais solidária e assim mais sustentável.

Uma educação para a cidadania torna-se é transversal a todas as áreas de ensino, o que implica, na área de formação pessoal e social, uma educação que fomente valores.

Com a continuação do projeto educativo iniciado no ano passado, esperamos que as crianças desenvolvam:
- o conhecimento e aceitação a sua individualidade como pessoa;
- a capacidade de gerir emoções;
- a adoção de diferentes formas de comunicação;
- o respeito pelas regras de convivência na escola e na sociedade;
- a resolução de situações de conflito de forma não violenta;
- o espírito crítico, criativo e de abertura à mudança;
- atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade humana;
- o espírito de cooperação, agindo de forma solidária com os outros;
- o empenho na defesa dos direitos das crianças;
- atitudes de prevenção e de autoprotecção;
- hábitos promotores de saúde;
- o envolvimento na preservação dos recursos naturais;
- o envolvimento na preservação do património histórico-cultural;
- o desenvolvimento formas de consumo responsável e sustentável; 

Pretendemos atingir metas que passem pelo desenvolvimento das relações sociais, utilizando diferentes estratégias:
- Estimular a perceção do significado de estar no MUNDO, incutindo a vontade de participar na sua mudança.
- Refletir para agir, criando tempos para debates de forma a que cada criança possa clarificar as suas ações, enquanto cidadão com direitos e deveres.
- Motivar as crianças para formas de ação solidárias, a partir do entendimento dos direitos e das necessidades dos outros;
- Favorecer nos alunos a consciência e a ação empreendedora, como requisito para a realização de projetos de vida pessoais, profissionais e sociais viáveis e consistentes; 

A comunidade está em constante mutação. A escola também deverá acompanhar essa evolução não se centralizando apenas em si própria, envolvendo cada vez mais os pais e a família, visando dessa forma incidir nos aspetos sociológicos que permitem às crianças uma aprendizagem real e efetiva. O papel da escola é encontrar um canal de comunicação com a comunidade e estimular os pais a participarem na vida da escola, através de projetos que visem ter impato na vida da comunidade.

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