No passado ano letivo, através da construção de conhecimentos, da promoção de capacidades, valores e atitudes, trabalhámos a cidadania. Este ano, vamos aprofundar esta temática, fortalecendo as ligações entre as crianças, as famílias, a escola e a comunidade. Os objetivos a atingir serão orientados para o desenvolvimento pessoal e social das crianças, para a sua realização enquanto cidadãos conscientes, autónomos, responsáveis, reflexivos, críticos, preocupados com os outros e participativos.
Pretendemos que as crianças, através de um esforço conjunto, adquiram as competências gerais expressas no currículo nacional da educação pré-escolar e ensino básico, como:
- respeito pela diferença;
- adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
- cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;
Para além dos benefícios que este projeto educativo possa vir a ter para cada criança, consideramos que poderá ainda, progressivamente, construir alicerces para uma sociedade que se baseia em princípios éticos que a tornem mais justa, mais democrática, mais pacífica, mais solidária e assim mais sustentável.
Uma educação para a cidadania torna-se é transversal a todas as áreas de ensino, o que implica, na área de formação pessoal e social, uma educação que fomente valores.
Com a continuação do projeto educativo iniciado no ano passado, esperamos que as crianças desenvolvam:
- o conhecimento e aceitação a sua individualidade como pessoa;
- a capacidade de gerir emoções;
- a adoção de diferentes formas de comunicação;
- o respeito pelas regras de convivência na escola e na sociedade;
- a resolução de situações de conflito de forma não violenta;
- o espírito crítico, criativo e de abertura à mudança;
- atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade humana;
- o espírito de cooperação, agindo de forma solidária com os outros;
- o empenho na defesa dos direitos das crianças;
- atitudes de prevenção e de autoprotecção;
- hábitos promotores de saúde;
- o envolvimento na preservação dos recursos naturais;
- o envolvimento na preservação do património histórico-cultural;
- o desenvolvimento formas de consumo responsável e sustentável;
Pretendemos que as crianças, através de um esforço conjunto, adquiram as competências gerais expressas no currículo nacional da educação pré-escolar e ensino básico, como:
- respeito pela diferença;
- adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
- cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;
Para além dos benefícios que este projeto educativo possa vir a ter para cada criança, consideramos que poderá ainda, progressivamente, construir alicerces para uma sociedade que se baseia em princípios éticos que a tornem mais justa, mais democrática, mais pacífica, mais solidária e assim mais sustentável.
Uma educação para a cidadania torna-se é transversal a todas as áreas de ensino, o que implica, na área de formação pessoal e social, uma educação que fomente valores.
Com a continuação do projeto educativo iniciado no ano passado, esperamos que as crianças desenvolvam:
- o conhecimento e aceitação a sua individualidade como pessoa;
- a capacidade de gerir emoções;
- a adoção de diferentes formas de comunicação;
- o respeito pelas regras de convivência na escola e na sociedade;
- a resolução de situações de conflito de forma não violenta;
- o espírito crítico, criativo e de abertura à mudança;
- atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade humana;
- o espírito de cooperação, agindo de forma solidária com os outros;
- o empenho na defesa dos direitos das crianças;
- atitudes de prevenção e de autoprotecção;
- hábitos promotores de saúde;
- o envolvimento na preservação dos recursos naturais;
- o envolvimento na preservação do património histórico-cultural;
- o desenvolvimento formas de consumo responsável e sustentável;
Pretendemos atingir metas que passem pelo desenvolvimento das relações sociais, utilizando diferentes estratégias:
- Estimular a perceção do significado de estar no MUNDO, incutindo a vontade de participar na sua mudança.
- Refletir para agir, criando tempos para debates de forma a que cada criança possa clarificar as suas ações, enquanto cidadão com direitos e deveres.
- Motivar as crianças para formas de ação solidárias, a partir do entendimento dos direitos e das necessidades dos outros;
- Favorecer nos alunos a consciência e a ação empreendedora, como requisito para a realização de projetos de vida pessoais, profissionais e sociais viáveis e consistentes;
A comunidade está em constante mutação. A escola também deverá acompanhar essa evolução não se centralizando apenas em si própria, envolvendo cada vez mais os pais e a família, visando dessa forma incidir nos aspetos sociológicos que permitem às crianças uma aprendizagem real e efetiva. O papel da escola é encontrar um canal de comunicação com a comunidade e estimular os pais a participarem na vida da escola, através de projetos que visem ter impato na vida da comunidade.
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